MORTALHA NUPCIAL


10013267_614992731917886_1164781835_n (1)MORTALHA NUPCIAL
Quero um adorno excelso,
Porém singelo,
Minha mortalha quero-a cristalina como a água
De um riacho…
E se me permitirem a submissão aos vossos costumes,
Tão banais,
Deixai-me sonhá-la branca, de véu somente tombando sobre o rosto…
(em algo, somos parecidos, tão mortais);
Os poetas também sonham coisas banais!

Quero a mortalha merecida,
Nupcial,
Para meu Noivo,
A sublimação maior!

Proíbo-vos as lápides,
E nem tenteis queimar meus pedaços carnais,
Sou da terra e do vento,
Do mar em sofrimento, meu amante!
Recuso vossa cal imunda,
A devorar lentamente, qual sanguessuga!
Argh!
Que náusea!

Não,
Eu não quero que “meu caixão vá sobre um burro, ajaezado à andaluza”!
Levá-lo-eis como quiserdes, que importa isso!

Não quero lápides,
Nem ornamentos,
Nem coroas de encomenda,…
Quero as flores da Liberdade,
Rubras pétalas, castas açucenas,
Quero a poesia, o fado, o piano e o saxofone!

A orquestra da saudade em revoada
Guitarras trinando pelas ruas tão cansadas,
Até onde finalmente me haveis de selar!
Quero alva em meus trajes nupciais,
Sem lágrimas ou lamentos!
Chorei por todos vós, (nem reparastes)!…
Já não suportarei mais prantos, por favor!
Sorriam-me, cantem, recitem-me poemas.
Deixai-me levar todas as palavras de Amor,
Possíveis!

Deixai-me no útero prometido,
Meu único abrigo,
Sem túmulos a asfixiar-me,
Sem estatuetas,
Sem missas,
Doutrinas vãs…quiçá pagãs!
Nem penseis em tal heresia!
Desatino com essas coisas que designais sacras!
Não! Não, e Não!…
Setenta vezes sete, não!

Se algo me quereis conceder,
Que seja a Palavra Sagrada,
Eterna poesia de meu Aba Pai, entre as mãos,
Sobre o peito,
Meu doce alento!

Plantai roseirais em redor,
deixai crescer os cedros,
deixai vir os melros…

“Que é morrer
Senão erguer-se nu ao vento
E fundir-se com o sol?”
(Khalil Gibran)

© Célia Moura, in “Enquanto Sangram As Rosas…”
(Paul van Ginkel Painting)

Deixar um comentário:

