SARÇA-ARDENTE


10382758_767363486680809_7509212549218428997_nSARÇA-ARDENTE
Minha fúria,
Não são somente estes arremessos de tinta inquietos
Que lanço aqui, estéreis, no papel de ninguém!

Minha fúria é muito,
Muito mais além!

Além de todos os gestos e palavras,
De todos os poentes e correntes,
De todas as definições, ou concretizações,
De todos os abismos!

Sou da reencarnação da minha própria semente,
Sra. D. Loucura é minha mãe!
Por isso minha ingratidão é manifesta
E renego vosso perdão,
Ó adulteras marionetas superiores,
Que ainda ao caírdes subis,
De que zombais tanto agora?

De mim?!

De vós?!

Quem terá tido a vil desgraça de ter caído
No filamento do vosso doce enlace?
Por isso, celebrais continuamente,
Zombando do sangue inocente?

Pois minha ousadia maior
Trago-a arrastada
Pelo peito das andorinhas
Até à guilhotina
Ó senhores de vossa cobardia exacerbados.

Dar-me-eis a honra da celebração maior?

Ai gentes que me olhais de soslaio e hoje me negais,
Quando em pleno cadafalso estou por todos nós!

Que súbito temor aflige vossa alma assim?

Ai gentes que nasci de vós e não me reconheceis mais!

Desconheço-vos pois
Em guerrilha de meus sentidos e sarça-ardente.
Declaro-vos somente poesia e sede…
…sede e fome de arrebatamento!

Poeta é meu único nome,
Loucura é minha mãe,
Operário é meu pai!

Sou de um tempo jamais perdido,
Ventura em riste de tréguas que vos oferto em dádivas
De pranto, lucidez, orquídeas e lírios do campo,
Sim, sou de um tempo jamais vencido,
Ainda que todos me queiram ver esquecido!

© Célia Moura, in “Enquanto Sangram As Rosas…”
(Caras Ionut Photography)

Deixar um comentário:

