ai se eu estivesse


ai se eu estivesse – poema de Alfredo Júnior – dito por Célia Moura

Ai! Se eu estivesse

Um pássaro na gaiola.
Dois pássaros na gaiola.
Muitos pássaros na gaiola.

Tantos pássaros na gaiola,
Quantos pássaros numa gaiola!
Estão todos na gaiola.

Nós estamos na gaiola,
Como pássaros.

Mas pássaros não somos
Não temos asas
Não podemos voar.

Ai! Como podemos voar!
Ai! Como podemos correr o mundo!
Ai! Como podemos ver cá de cima,
O Mundo,
A Terra,
A gente.

A gente que sofre
A Terra que definha
O Mundo que gira ao contrário.

Ai, se fôssemos pássaros,
Pássaros com asas grandes,
Asas que estivessem daqui além,
Seríamos a cobertura da terra de ninguém.

Como eu gostava de ser pássaro
Para ver tudo o que não vejo
Para ver de cima
O que os outros não vêm de baixo.

Como eu gostava de ser ave,
Ave para estar no terreiro
Lugar onde tudo se passa
Lugar onde tudo pode acontecer
Lugar onde tudo se faz
E ninguém consegue ver.

Ai como eu gostava de ser ave
Para estar no hemiciclo
Lugar onde tudo se fala
Lugar onde tudo se discute
Lugar onde tudo se decide
E ninguém consegue falar.

Ai como eu gostava de ser ave
Para estar na Autarquia
Lugar onde tudo se conta,
Lugar onde tudo se troca
Lugar onde tudo se rouba
E ninguém quer ver.

Ai como eu gostava de ser ave
Para estar nas Ilhas
Lugar onde tudo se gasta
Lugar onde tudo vale
Lugar onde tudo é valor
E ninguém quer saber.

Ai como eu gostava ser ave
Para estar aqui
Onde nada existe
Onde nada funciona
Onde nada tem futuro
E ninguém faz nada.

Ai como eu gostava de ser ave.
Só para ver o que não se faz nesta terra.

Ai como eu gostava de ser ave
Só p’ra ver o mal que se faz neste País.

Ai como eu gostava de ser ave
Só para poder mandar
Ai como eu gostava de…

…ser ave só para poder controlar

Ai como eu gostava de ser ave!

Alfredo Junior

Deixar um comentário:

