Deixa Gritar o Amor!


11027778_838364429545826_2369565535650984945_nDeixa Gritar o Amor!
– Mãe, posso perguntar-te algo sério?
– Sim filha, diz!
– Amas-me Mãe?

Aquela senhora ainda cheia de vitalidade olha para sua única filha tão doente, tão jovem, tão bela ainda, e com ar um pouco extraviado responde-lhe enquanto lhe pede opinião acerca da roupa que há-de levar para o próximo baile de fim de semana.

– Porquê isso agora? Que pergunta é essa? Que disparate!

A filha que sobrevivia porque sua Mãe por misericórdia lhe dava um tecto, sempre frisando bem que se não fosse ela, apesar de ter um trabalho bem viveria na rua, bem passaria fome, insistia:

– Diz-me Mãe por favor, amas-me pelo que sou, ou porque sou tua filha?

Aí a senhora consegue responder:

– Claro que gosto de ti, de quem eu haveria de gostar?!
Então, tu é que és a minha filha, a minha herdeira, não tenho mais ninguém neste mundo!

……………

Breve foi o dia em que aquela Mãe perdeu a sua única filha, mas nunca lhe dissera que a amava pelo que ela tivera sido um dia, simplesmente porque ela nem sequer sabia quem tinha sido sua filha, o que fizera, os seus valores, as suas angústias, o porquê daquele suicídio e falava com ela todos os dias, por vezes mais de três vezes por dia nos últimos anos em cobranças e chantagens emocionais várias se fazendo de vítima de tudo e de todos.
Sofia partia exausta com quarenta anos de vida e uma certeza – nunca fora verdadeiramente amada a não ser pelas cores vibrantes das telas que pintava.

© Célia Moura, 24.VI.2015
(© Ketil Born Photography)

4 pensamentos sobre “Deixa Gritar o Amor!

  1. Boa noite Rancho das Crônicas, concordo com você. E como dizia Madre Teresa de Calcutá – “a falta de amor é a maior de todas as pobrezas” – um abraço e bom fim de semana.

    Obrigada.

Deixar um comentário:

