OS PARDAIS


13423782_1317698611576906_5416903941553602291_nOS PARDAIS
Inauguro-te ventania pelos becos da cidade
Extrema-unção pelas secas
Bach pelas praças!

Inauguro-te pardal do meu quintal de roseiras brancas
E sardinheiras pelos beirais
E guitarradas tristes ao cair da tarde.

Vinde operetas do meu coração!
Vinde todas até mim!
Inundai este chão.
Inundai-me a língua para que eu possa tocar de novo todas as estátuas
nuas, com as minhas mãos
As estátuas nuas da rua, da nossa rua, das ruas de todos nós!
Até que um dia
Nossa alma não se canse de clamar beijos, flores e amor ao Cais, para que
Vasco da Gama regresse envolto em poesia, esplendor do povo;

Vinde pátria minha desencontrada!
Vinde extrema-unção!
Vamos cuidar dos pardais – os belos pardais dos nossos jardins!
Vinde operetas do coração – vinde todas até mim!

Que é feito da nossa honrada História?
Vasco da Gama, até se sabe quem foi.
Será que sim?

Então, invoquemos o vento norte, o sul, o leste, o nordeste… todos eles!
E, os pardais ainda o são, ou já não há pardais?
E nós!?
Nós?
Ainda somos nós?

Trazei-me o sémen não só da videira,
Como o das palavras… a esperança
Num alvorecer de giestas pelo chão
Em baladas de organza.

Vinde operetas com sabor a rosmaninho,
Cubram-me com o sangue das estrelas
Em gemidos de perdão
Entre o anoitecer dos corpos,
Quero mais azuis os acordes de guitarra frios,
Mais dilacerados os búzios pela deserta praia
E mais famintas todas as gaivotas…

Afinal, onde estão os pardais?
Onde estamos nós, ainda?

Vinde, operetas desta enseada,
Deste mar de liberdade e solidão – navegadores e pescadores.

Invoquemos todos eles.

A mim, cubram-me até de rochas, se tiver de ser!
Mas, jamais me abandoneis como mendiga na berma da estrada.

© Célia Moura – in “Enquanto Sangram As Rosas…” – Ed 2010
(Ilustração – Imagem “Google”)

Deixar um comentário:

