Lisboa, cidade mãe


13557962_1015915751790692_3314671393801220992_nLisboa, cidade mãe.
Lisboa teve em mim o mesmo encanto de outrora, Sábado de manhã bem cedo.
Estava deliciosa, tão diferente dos outros dias da semana, acotovelando-se de gente, buzinadelas de automobilistas apressados beliscados de ansiedade e fúria como se tivessem sido picados pela ira de uma vespa!

Circulava-se em paz pelas avenidas principais e nos Jardins do Campo Grande deleitei o olhar para recordar os casais de namorados, os patos do lago e os barquinhos a remos que creio não existirem mais.
Como num ápice tudo assomou às portas da memória.

Que linda estavas nessa manhã de Verão intenso minha Lisboa, cidade berço!
Há quantos anos eu não te via assim, tão airosa, tão fresca, tão jovem!

E na Avenida Casal Ribeiro, recordação viva da infância tive que te sorrir como há anos não o fazia. Senti cá por dentro o impacto da voz do meu Pai quando íamos de autocarro até ao Martim Moniz passar mais um dia em casa dos meus tios em plena Mouraria, dizendo-me – “Célinha, olha as árvores que lindas!” – e eu pela janela do velhinho autocarro contemplava-as feliz tal como contemplava aquelas lindas mulheres expostas no “Monumental”. Ficava tão fascinada que ainda hoje o recordo exactamente como era!

Sabes Lisboa, preciso visitar-te mais vezes assim bem cedinho aos fins de semana.
Sentir-te de novo parte de mim, contemplar-te, sorrir-te e amar-te.

Por mais que te queiram elitista, vestindo-te das mais puras sedas, diamantes e pérolas raras, serás sempre o meu primeiro berço, a minha cidade mãe e a sombra das árvores onde repouso este meu cansaço fazendo-me rejuvenescer como se tivesse sido ‘enrolada’ numa onda de Luz.

© Célia Moura, 29.VI.2016
(Imagem – Largo D. Estefânia – Lisboa)

Deixar um comentário:

