De que néctar me desprendo


10426825_650718165012009_8216100933293230383_n (1)De que néctar me desprendo,
E crendo a Despedida,
Recito ainda
O fôlego da poesia nas pétalas do Amor resistente
Tombando lágrimas de orvalho,

Mutiladas asas,
Vibrando cristalinos estandartes pelo majestoso soalho do porvir?!

De que corpos me incendeio ainda,
Noctívaga sombra,
Em vendaval manifesto,
Ecoando o transe de existir
Por todos os riachos
Como um manto?

Derrubais-me ó gentes,
Perante adornos de mentira?

…E, de tanto me julgardes a carne em viçosos rebentos
Clamando Liberdade pelos prados,
Permaneceis áridos na clausura de vossas almas!

Não partirei convosco!

Rosa dos Ventos me trouxe,
Aconchegada ao peito…
…Concedi-lhe,
Num cabo de tormento,
Minha nudez de alento!

Sou filha da Luz,
Peregrina de um fado maior
Em marés de sobressalto!

Cantai rouxinóis, cantai!

Chorai silêncio, chorai!

E, somente na pena dos poetas,
Exaltai compulsivas as pérolas,
Segredos beijando sargaços em suplício.
Meus olhos vos deixo, como irmã,
Em altar de sacrifício.

Derramai poetas, gargalhadas de pranto em todas as praças,
Entregai ao vento todas as lágrimas!

© Célia Moura, in “Enquanto Sangram As Rosas…” (29/04/2011)
(Guennadi Ulibin Painting)

2 pensamentos sobre “De que néctar me desprendo

  1. Bom dia João Pinto,
    achei curioso o seu comentário, e apenas lhe posso responder o seguinte – sabe que eu também não sei porque essa última estrofe quis lá estar!

    Eu não comando as palavras na poesia, por isso a escrevo e nela me exorcizo desde sempre, ela sim vem quando lhe apetece e eu sou somente a escrivã que lhe obedeço, nada mais que isso.

    Um abraço.

  2. Dependendo do público, ou às vezes dos humores, quando quero dizer alguma coisa num texto ou digo-a logo de rompante e depois explico-a, ou escolho um trama que me permita concluir no fim o que quero dizer. Para mim bastava-me a beleza do poema sem a última estrofe, mas por alguma razão ela está lá…

Deixar um comentário:

