Do que Fui


1959337_656776361037968_3031682140773919635_nDo que Fui
Só imploro silêncio
Nestes montes verdejantes de agonia maior!

Desejo prenúncio de temporal
Mais ameno,
Enquanto este me fustiga a alma,
Quais chagas de Cristo rasgando-me por inteira,
Este interior de mim!

Relâmpagos me iluminam o rosto,
Dor imensa.
Pareço planície alentejana tragada em alto mar,
Cuja fúria submerge todos os trigais.
Porém sobrevivemos!

Sobreviveremos sempre,
Eu sei disso,
Enquanto tu estiveres connosco,
Ao redor,
Espectante,
Vendo-me debater até ao suplício as vagas do alto mar,
Vendo-nos rastejar pelo chão,
Clamando uma réstia de Vida!

Sobreviventes!
Também eu fui essa adolescente!

Doce época tão longínqua!

Ternos amigos perdidos pelo intragável tempo,
E eu a crescer,
Ainda assim sorrindo!

Vieram doutores, filósofos, poetas, loucuras breves, alívios de instantes.
Mas, em seu trono senhorial, imponente,
Veio também a senhora D. Angústia, trajada a rigor,
Com suas vestes de rainha,
Exigindo derramar-se em meu corpo de menina.

Condenação, talvez!

Não me convenço disso!

Depois, vieram todos, porém em vão!
Somente as prematuras palavras
Traziam o gosto a salvação,
Tão misericordiosas nesta agonia de mim!
De nós!

Sim!
Foram as palavras
Brindemos a elas, por favor!

E, vieram belas,
Quando tudo sempre me bastou,

Porém escasseou entre os dedos,
Como a terra do chão que eu agarrava com força…
…mas, sempre se esvaia como sangue de rosas que não estanca.

Era a agonia, ou a alegria breve,
Nunca o saberei!

Só sei que hoje, uma criança vai clamando pela estrada do destino,
E pressinto que sou eu!

© Célia Moura, in “Enquanto Sangram As Rosas…” 30/04/2011
(Steve Henderson Painting)

Deixar um comentário:

